domingo, 20 de outubro de 2013

O ESPAÇO GEOGRÁFICO NA NARRATIVA

Espaço Geográfico





Extensão territorial  caracterizada por um sistema de ações em processo de mudança constante que pode adquirir contorno social e psíquico propiciando às práticas coletivas.


Espaço geográfico no plano Ficcional



O espaço pode se configurar de diferentes maneiras: alguns são rarefeitos, imprecisos, outros, mostram-se definidos, delineados, sendo sinônimos de acolhimento, como a casa paterna ou a cidade natal. 




Podemos citar, ainda, os grandes centros urbanos como sinônimos desse tipo de espaço na contemporaneidade. 







Esses tipos de espaço fazem parte tanto do plano real quanto do ficcional. Apesar de o espaço deste universo ficcional não se prender real, aproxima-se dele por meio da verossimilhança.






                                    



Ambientação

 
Relaciona-se ao modo pelo qual o espaço é apresentado ou introduzido na narrativa, está ligada a aspectos abstratos e simbólicos subjacentes às camadas superficiais do texto. é formada por um conjunto de procedimentos possíveis na obra, ou seja, seu sentido se dá pela relação que estabelece com os personagens. 



               Osmar Lins  classifica a ambientação em:

FRANCAé puramente descrita pelo narrador em 3ª pessoa, ele tem total domínio sobre o detalhamento do espaço e  suspende o relato para fazer a descrição de dados que permeiam o ambiente;

REFLEXA , a personagens sentirem o espaço, de forma que o espaço passa a ser descrito a partir das sensações de alegria, tristeza, melancolia, etc. que envolve o personagem na sua relação com o espaço em um dado momento;

DISSIMULADA OU OBLÍQUAé típica das narrações  contemporâneas, de modo que a personagem narra e age sobre o espaço, podendo o espaço também agir sobre ele. O espaço cresce mediante as ações da personagem.  ( não há pausa no relato para o detalhamento do ambiente)


                                                           Paisagem

É uma configuração  delimitada pela visão, de modo a excluir os excedentes, o periférico, como a moldura do espelho que não permite a ser vislumbrada



Tutora
Maria Rosa

Nenhum comentário: