Sabe-se
que o conhecimento produzido no meio acadêmico pode ser construído por meio
de estudos, elaboração de resumos,
dissertações, relatórios, projetos de pesquisa, etc.
Em
geral, a elaboração de um trabalho acadêmico exige a realização de uma pesquisa
bibliográfica. Essa pesquisa compreende
a leitura, interpretação e análise de textos, livros, gráficos e demais
materiais produzidos a respeito do assunto que se quer pesquisar.
A
leitura na pesquisa bibliográfica deve ser atenta e sistemática, acompanhada de
anotações que servirão para a construção da fundamentação teórica do estudo.
A
diferença entre os trabalhos dos cientistas e o dos estudantes universitários
não deveria residir no método, mas nos propósitos. Os cientistas já estão
trabalhando com o intuito de promover o avanço da ciência para a Humanidade; os
estudantes ainda estão trabalhando para o crescimento de sua ciência. Ambos,
porém, devem trabalhar cientificamente. Os estudantes trabalham cientificamente
quando realizam pesquisas dentro dos princípios estabelecidos pela metodologia
científica, quando adquirem a capacidade não só de conhecer as conclusões que
lhes foram transmitidas, mas se habilitam a reconstituir, a refazer as diversas
etapas do caminho percorrido pelos cientistas (SANTOS, 1999)
Alguns pesquisadores conceituam pesquisa da seguinte forma:
Conjunto
de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por
objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de
métodos científicos (ANDRADE, 2003, p. 121);
Procedimento
racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas propostos (GIL, 1987);
Atividade voltada para a solução de problemas
através do emprego de processos científicos (CERVO e BERVIAN, 1983).
Para
desenvolver uma boa pesquisa, o pesquisador necessita deter conhecimentos
prévios acerca do objeto da pesquisa e dispor de novos conhecimentos (ter
acesso a fontes que tratem da temática a ser estudada), bem como é
indispensável a utilização de métodos e técnicas de investigação científica para
conseguir o seu intento.
Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta
de novos conhecimentos em
uma determinada área. No meio acadêmico, a
pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores
têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica,
contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social.
Segundo LUDKE e ANDRÉ
(1986), para realizar uma pesquisa é preciso promover um confronto entre o
dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o
conhecimento teórico acumulado a respeito dele. Trata-se de construir uma
porção do saber. Esse conhecimento é não só fruto da curiosidade, da
inquietação, da inteligência e da atividade investigativa do pesquisador, mas
também da continuação do que foi elaborado e sistematizado pelos que já
trabalharam o assunto anteriormente .
A pesquisa científica é fruto de um trabalho realizado pelo pesquisador, devendo obedecer a padrões previamente estabelecidos, sobretudo seguindo formas específicas de composição.
Essa pesquisa exige, necessariamente, que o pesquisador tenha conhecimentos prévios do objeto a ser pesquisado e que utilize métodos e técnicas de investigação científica. Tudo isso só será possível com suporte teórico acerca da questão.
Essa pesquisa exige, necessariamente, que o pesquisador tenha conhecimentos prévios do objeto a ser pesquisado e que utilize métodos e técnicas de investigação científica. Tudo isso só será possível com suporte teórico acerca da questão.
A pesquisa cientifica objetiva fundamentalmente contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de processamento das informações. Será chamada pesquisa científica se sua realização for objeto de investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodológicas consagradas pela ciência. Os trabalhos de graduação e de pós-graduação, para serem considerados pesquisas científicas, devem produzir ciência, ou dela derivar, ou acompanhar seu modelo de tratamento.
Fases da Pesquisa Científica
Escolha do Tema: tema é o assunto que se deseja estudar e pesquisar.
Levantamento de Dados: para obtenção de dados podem ser utilizados três procedimentos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e contatos diretos.
Formulação do Problema: problema é uma dificuldade,teórica ou prática,no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução.
Quanto à natureza
Pesquisa básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
Pesquisa aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
Quanto aos objetivos
Pesquisa
exploratória - esse tipo se caracteriza pela existência
de poucos dados disponíveis. Esse tipo de pesquisa envolve levantamento
bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o
problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume,
em geral, as formas de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.
Pesquisa descritiva. Esse tipo descreve as características de uma determinada população, estudo descritivo de determinado fenômeno com suas variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados:questionário e observação sistemática. Corresponde, em geral, à forma de Levantamento.
Pesquisa explicativa. Essa pesquisa estuda os fatores que determinam a ocorrência de aspectos dos fenômenos. Visa aprofundar o saber sobre a realidade. Quando realizada nas ciências naturais requer o uso do método experimental e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.Assume, de modo geral, as formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto.
Quanto aos procedimentos técnicos
De
acordo com Santos (2005), a pesquisa pode ser: bibliográfica, documental,
experimental, ex-post-facto, levantamento, estudo de caso, pesquisa-ação e
pesquisa-participante.
Pesquisa bibliográfica- é
feita com base em documentação direta. A documentação direta constitui-se, em
geral, no levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem,
tais como livros, dicionários, enciclopédias, periódicos, como jornais e
revistas, além de publicações, isto é, comunicação e artigos científicos,
resenha e ensaios críticos.
Esse tipo de pesquisa é semelhante ao estudo exploratório.
Pesquisa de campo- é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles.
Pesquisa Experimental - esse tipo de pesquisa pode ser realizado não somente em laboratório, mas em qualquer lugar, desde que apresente as seguintes propriedades: manipulação, controle e distribuição aleatória, conforme entendimento de Gil (2010,Pesquisa de campo- é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles.
Pesquisa de laboratório - é
um procedimento de investigação mais difícil, porém mais exato. Ela descreve e
analisa o que será ou ocorrerá em situações controladas. Essas etapas
compreende:
a)
escolha do tema; b)
levantamento bibliográfico preliminar;
c)
formulação do problema;, d)
elaboração do plano provisório de assunto;
e)
busca das fontes; f)
leitura do material;
g)
fichamento; h) organização
do assunto; e
i)
redação do texto.
a) formulação do problema; b) construção de hipóteses;
c) operacionalização das variáveis; d) definição do plano experimental;
e) determinação dos sujeitos; f) determinação do ambiente;
g) coleta de dados; h) análise e interpretação dos dados;
i) apresentação das conclusões.
Pesquisa ex-post-facto- aquela em que o experimento é efetivado depois dos fatos. Nela o
pesquisador não tem controle sobre as variáveis. É muito adotada no campo das ciências sociais (economia, comportamento de grandes aglomerados, estudos que envolvem sociedade global, estruturas políticas etc.)
a) formulação do
problema;
b) construção das hipóteses;
c) operacionalização das
variáveis;
d) localização dos grupos
para investigação;
e) coleta de dados;
f) análise e interpretação
dos dados;
g) apresentação das
conclusões.
Pesquisa-levantamento - caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
a) especificação dos objetivos;
b) operacionalização dos conceitos e variáveis;
c) elaboração do instrumento de coleta de dados;
d) pré-teste do instrumento;
e) seleção da amostra;
f) coleta e verificação dos dados;
g) análise e interpretação dos dados;
h) apresentação dos resultados.
Obs: Há outros tipos de pesquisa...
Técnicas
de Pesquisa
documentação indireta: Pesquisa documental e
bibliográfica
documentação direta: Pesquisa de campo e
laboratório
observação direta intensiva: Observação e entrevista
observação direta extensiva: Questionário, formulário,
medidas de opinião e de atitude, testes...
Para a área de informação e
documentação, a normalização tem a finalidade de estruturar
e apresentar graficamente
documentos como: livros, relatórios, teses, dissertações,
periódicos, etc., e parte deles como:
referências, resumos, índices, sumários e outros
Conforme
a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, normalização é a atividade
que estabelece, em relação a problemas
existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e
repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.
Seu objetivo é facilitar a pesquisa e o acesso aos documentos.
A ABNT tem por finalidade:
Elaborar normas técnicas e fomentar seu uso nos diversos campos,
mantendo-as atualizadas;
Incentivar e promover a participação das comunidades na pesquisa,
desenvolvimento e difusão da normalização técnica no país;
Representar o país nas entidades internacionais de normalização;
Colaborar com organizações similares estrangeiras fazendo o
intercâmbio de normas e informes técnicos (ABNT, 2007)
a) Clareza de expressão: As sentenças devem ser bem construídas e as
ideias encadeadas,apresentar uma sequencia adequada na
apresentação dos seus resultados e de sua argumentação, alem de ler cuidadosamente o
que escreveu, como se você fosse o seu leitor.
b) Objetividade na apresentação: Selecionar os conteúdos que faraó parte do
seu texto e a informações que você dispõe, apresentando so
o que for relevante. Elaborar um relato lógico,objetivo e, se possível, retilíneo, tanto das
observações como do raciocínio.
c) Precisão na linguagem: A
linguagem cientifica deve ser precisa. As palavras e figuras que entrarão no seu texto devem ser escolhidas
com cuidado para exprimir o que você tem em mente.
d) Utilização correta das regras da língua: Não escrever de acordo com a norma de
variedade padrão pode dar a ideia de
ignorância ou de desleixo
Trabalho acadêmico são as
formas de trabalho exigidas dos acadêmicos durante os cursos
de graduação e
mesmo de pós graduação, como parte das atividades que integram o
processo de
ensino aprendizagem.
Tais trabalhos são as monografias, relatórios
de estudo, relatórios das
práticas de
ensino,
relatórios de estágio,
resumos de
capítulos ou de
livros, as resenhas
e outros, que sintetizam posições e opiniões encontradas em outros
textos ou pesquisas.
O Trabalho de Conclusão de
Curso (TCC) no formato Monografia é a apresentação do(s)
resultado(s) de
pesquisa realizada (Relatório) por um aluno, sob a orientação de um
professor.
A regulamentação deste tipo de trabalho é feita com base na Norma ABNT
14724/2011.
O TCC é requisito
imprescindível para a integralização curricular. O trabalho tanto pode
resultar
de pesquisas aplicadas (de campo, experimental, estudo de caso etc.), como de
uma
pesquisa bibliográfica. No entanto, deve apresenta maior profundidade na
abordagem do
tema.
Avaliação
do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC )
A
avaliação do TCC compete a uma Banca Examinadora composta por três (3)
professores
que atuam na área específica do trabalho, tendo o orientador de
conteúdo como presidente
Este, porém, não se manifesta em relação à nota
atribuída pela banca.
A avaliação se dará sobre o
trabalho escrito e a apresentação e defesa oral, conforme
critérios estabelecidos , e
a atribuição do grau será feita mediante o comparecimento do
aluno à banca examinadora..
RESENHA
Finalidade:
Ø Demonstrar
os principais pontos trabalhados pelo autor do texto e uma visão
crítica
do autor da resenha
Ø Conceituar
o assunto, definindo-se os principais momentos e os termos que identificam o
texto.
Ø Elencar
as principais categorias teóricas de vários textos lidos.
Ø Informar
questões, como citação e referências, de um texto trabalhado.
o
resenhista diz a que público pode interessar a obra resenhada, informa que
disciplinas
ou estudos a obra pode fundamentar e,
ainda, diz em que
tipo de curso a obra pode ser adotada.
Tipos:
Resenha descritiva - limita-se a
transmitir ao leitor, de forma resumida, o conteúdo do objeto resenhado, como propriedades e
características
Resenha crítica - apresenta
a defesa de um ponto de vista do autor em relação ao objeto resenhado.
Comunicação Científica- definida como uma informação apresentada em
congressos,
jornadas, sociedade científica, seminários,
Relatório- descrição objetiva dos fatos que ocorreram na
pesquisa.
Seminário - técnica de estudo que inclui pesquisa
Artigo Científico- apresentação sintética dos resultados da
pesquisa ou estudo realizados a
respeito de uma questão.
Paper - é uma síntese de pensamentos aplicados a um
tema específico ( estrutura do artigo)
Pôster - tipo banner
Projeto de pesquisa- registra todos os procedimentos
para a realização de uma pesquisa
científica, tomando como base a
norma da ABNT-NBR
15287/2011
PROJETO
Projeto de Pesquisa é
uma proposta específica e detalhada, com o objetivo de definir uma questão e a
forma pela qual ela será investigada, estando sujeito a modificações durante o
seu desenvolvimento. Portanto, o projeto de pesquisa é um documento que
contempla a descrição da pesquisa em seus aspectos fundamentais, informações
relativas ao sujeito da pesquisa, à qualificação dos pesquisadores e a todas as
instâncias responsáveis.
Projeto de Pesquisa é,
em geral, estruturado em três partes, sendo composto de elementos pré-textuais
(preliminares), formado por capa e sumário, por elementos textuais (Introdução,
Objetivos, Justificativa e Metodologia) e elementos pós-textuais (Cronograma,
Bibliografia e anexos).
Projeto de pesquisa
deve ser apresentado de maneira clara e de forma resumida, porém nem todos os
modelos de projetos de pesquisa incluem uma introdução com esse fim. Muitas
vezes passa-se diretamente aos objetivos propostos. Mas é bom não esquecer de
que quem lê um projeto lê outro. É sempre conveniente, portanto, introduzir o
tema da pesquisa, procurando captar a atenção do leitor/avaliador para a
proposta. A redação também deve ser correta e bem cuidada.
As monografias de final de
curso, conhecidas como TCC – Trabalhos de
Conclusão de Curso, realizadas ao
final dos cursos de graduação ou as exigidas
para a obtenção de créditos em
disciplinas diferem das dissertações de mestrado
e teses de doutorado quanto ao
nível de investigação.
metodológico mais rigoroso
e um enfoque original do problema, dando ao tema
uma abordagem e interpretação
novas, tanto no aspecto teórico quanto no
metodológico.
A
monografia é um trabalho escrito e como tal podemos utilizar recursos para
facilitar a tarefa de redigir:
Redação Provisória: fazer primeiramente um esboço, rascunho, planejamento do
texto;
Redação Definitiva: Consta das três partes básicas da construção da
monografia: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;
Estrutura Material: a monografia deve agradar ao público a que se destina,
bem como obedecer às normas técnicas vigentes;
Linguagem Científica: existe a tendência em se descuidar da linguagem quando
se redige um trabalho científico. Deve-se atentar para uma correção gramatical
e exposição clara e objetiva condizente com a redação científica..
TIPOS DE MONOGRAFIA
O TCC, que significa
trabalho de conclusão de curso, pode ser exigido em formato de
monografia ou artigo e pode ser
eventualmente chamado trabalho de graduação
interdisciplinar (TGI) ou trabalho
final de graduação (TFG).
Este é um tipo de trabalho
acadêmico amplamente utilizado no ensino superior como forma de efetuar uma avaliação final
dos graduandos. Importante observar que,
em alguns cursos de graduação, o trabalho de conclusão de curso não é em
forma de monografia, mas sim de projetos práticos de nominados geralmente
Projetos Experimentais, podendo ser realizado individualmente ou em grupos
De acordo com a NBR 14724:2011, a forma correta da apresentação da capa de um trabalho acadêmico deve ser: digitada em fonte arial, tamanho 12, em caixa alta e negrito;
e, todos os seus elementos devem ser centralizados.
CITAÇÕES
São transcrições literais de
trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as ideias
do autor da obra consultada; e de textos em que o autor do trabalho não tem
acesso ao original.
REFERÊNCIAS (NBR 6023/2002)
Referência é o conjunto de elementos identificadores de cada fonte consultada no
decorrer de um trabalho acadêmico. Ao final do trabalho deve-se listar, em ordem
alfabética, as fontes efetivamente consultadas / utilizadas na realização do trabalho.
Elementos Essenciais: são as informações indispensáveis à identificação do
documento. São estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto,
conforme o tipo.
Elementos Complementares: são informações que acrescentadas aos elementos
essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos. Indicação de outros tipos de
responsabilidade, ilustrador, tradutor, revisor, adaptador, compilador etc.
documento. São estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto,
conforme o tipo.
Elementos Complementares: são informações que acrescentadas aos elementos
essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos. Indicação de outros tipos de
responsabilidade, ilustrador, tradutor, revisor, adaptador, compilador etc.
Obs: Não
se deve citar a edição da obra quando se tratar da primeira edição
Características da Linguagem
Científica
Objetividade -
impressões subjetivas
Impessoalidade - O
emprego do pronome impessoal “se” é o mais adequado
para os trabalhos
acadêmicos: (Fala-se...)
Estilo - simples
Clareza e concisão - Toda e qualquer questão, todo problema, informação ou
ideia deve ser enunciado com
absoluta clareza e precisão
Modéstia e cortesia - O pesquisador não deve, portanto, insinuar
que os
resultados de outros estudos ou pesquisas anteriores estejam cobertos de erros e
incorreções. O próprio
trabalho, por mais perfeito que seja, nem sempre está
isento de erros.
Na redação de um trabalho
acadêmico, deve-se, sem dúvida, priorizar a utilização
da linguagem direta ,
visto que esse tipo de linguagem direciona o leitor para a
essência do texto.
Estratégias de Leitura e Compreensão
de Texto
“O
ensino de estratégias de compreensão contribui para dotar os alunos
dos
recursos necessários para aprender a aprender.”
TEMA- ideia
central ou assunto tratado pelo autor.
PROBLEMA - questionamento
de motivação do autor.
TESE- ideia
de afirmação do autor a respeito
do assunto.
OBJETIVO- finalidade
que o autor busca atingir.
IDEIAS CENTRAIS- ideias principais
do texto. A cada parágrafo podemos
selecionar ideias centrais ou secundárias.
Coesão e Coerência no Texto
Acadêmico
De
acordo com Garcia (2001), há dois tipos de argumentação: a formal e a informal.
No
entendimento de Garcia (2001, p. 388), a argumentação formal “pouco difere,
em
essência, da informal, até sua estrutura e desenvolvimento podem ser,em parte,
os
mesmos. Mas a formal exige outros cuidados.” O autor apresenta o seguinte
plano-padrão
para a argumentação formal:
1 Proposição (tese): afirmativa suficientemente definida e limitada; não
deve conter em si mesma nenhum argumento.
2 Análise da proposição ou tese: definição do sentido da proposição ou de alguns de
seus termos, a fim de evitar mal-entendidos.
seus termos, a fim de evitar mal-entendidos.
3 Formulação de argumentos: fatos, exemplos, dados estatísticos, testemunhos, etc.
4 Conclusão: ato, processo ou efeito de
levar a termo; finalização, término.
Revisão Textual
A
revisão textual deve extrapolar a simples correção de questões gramaticais
e
ortográficas no texto.
Para
além dessas questões, observar parâmetros como o gênero e a textualidade no
material a ser revisado, bem como se ele está adequado em relação a normas de
publicação,
discussão do tema e aspectos gráficos faz-se fundamental para uma boa
revisão
textual. Contudo, o revisor é visto como aquele que tem o papel de
corrigir as
formas
gramaticais/linguísticas taxadas de “erradas” em um texto
Os princípios e
recomendações aqui apresentados não devem ser, entretanto, tão rigidamente
observados a ponto de inibirem o estilo pessoal. Não têm, também, a pretensão
de garantir uma boa qualidade da redação, da mesma forma que o conhecimento de
regras gramaticais não garante a boa
qualidade da comunicação.
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