sábado, 19 de outubro de 2013

Conto, MISSA DO GALO, de Machado de Assis

                                                                                Machado de Assis


O conto é narrado em primeira pessoa e é retrospectivo, o narrador relata um acontecimento em um período em que ainda possui apenas dezessete anos.
''Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta.'' 
O Personagem, Nogueira, estava hospedado na casa do Sr. Meneses, um escrivão, este que foi casado primeiramente com uma das primas de Nogueira. Porém casou -se depois com Conceição, um pessoa santa. Estava já ele casado com ela no período que o narrador hospedou-se na casa dele. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana. 
Inicialmente, Conceição padecera, mas com o passar do tempo acostumou-se. Devido a isso era tida como ''santa'' por não protestar sobre isso. 

Meneses sempre usava um eufemismo nas noites que ia encontrar com sua amante, ou ''camborça'', como usou Machado; este dizia que iria para o teatro. Em uma das noites que Nogueira estava em sua casa o escrivão disse que iria para o ''teatro'', Nogueira que nunca havia ido para o teatro pediu para o acompanhar. As escravas riram e a sogra fez uma cara feia, porém só depois o narrador pôde entender o porquê.

Nesta mesma noite Nogueira iria para a missa do galo, decidiu ficar lendo até chegar a hora de ir para a missa. Enquanto lia no interior da casa, escutou um ruído e logo após avistou Conceição. Esta começou a introduzir assunto com ele. Porém, o jovem, talvez por ingenuidade ou inexperiência, não percebeu a intenção da mulher do escrivão através de seus gestos, atitudes, andar, expressões, frases e vestes que esta parecia disposta a tentar seduzir o imaturo rapaz. Entretanto, mesmo sendo imaturo ele notou uma mudança na personagem.
'' Há impressões dessa noite que me aparecem truncadas ou confusas (...) ela,que antes era apenas simpática, ficou linda, lindíssima.''

Então, eles não tiveram nenhum envolvimento.Um período depois ele volta a cidade, porém Meneses havia morrido de apoplexia e Conceição casou - se como escrevente juramentado do marido.



Frases principais do conto:


'' Há impressões dessa noite que me aparecem truncadas ou confusas. Contradigo -me, atrapalho -me. Uma das que ainda tenho frescas é que, em certa ocasião, ela,que antes era apenas simpática, ficou linda, lindíssima''
 “Mais baixo, a mamãe pode acordar.” “E não saía daquela posição, que me enchia de gosto, tão perto ficavam as nossas caras.(…). Afinal cansou; trocou de atitude e de lugar.Deu volta à mesa e veio sentar-se do meu lado, no canapé. Voltei-me e pude ver, a furto, o bico das chinelas; mas foi só tempo que ela gastou em sentar-se, o roupão era comprido e cobriu-as logo…” “O quê? Perguntou ela inclinando o corpo para ouvir melhor.
''Tinha não sei que balanço no andar,  (...) essa feição nunca me pareceu tão distinta como naquela noite.''

Nenhum comentário: