segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Hamlet - Shakespeare


Que tua alma não conceba nada contra tua mãe; ao céu a
entrega, e aos espinhos que o peito lhe compungem.

(SHAKESPEARE)
Não é nada fácil escrever sobre William Shakespeare, é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, quando trata das contradições da natureza humana
A maioria dos estudiosos de Shakespeare consideram 
que a peça veio a lume em fins de:

1600 e início de 1601

Hamlet mortalizada pelo seu caráter dramático e trágico e pela magnífica 
representação do "espírito do seu tempo". 
A peça se passa na Dinamarca, no século XVII. 
O enredo se trata dos conflitos em que o Príncipe Hamlet enfrenta com a  
morte de seu pai, o Rei Hamlet, que posteriormente ele descobre que 
foi assassinado pelo seu tio, irmão do seu pai.  O Rei aparece sob a forma 
de um fantasma e revela a verdade para Hamlet ,que apedido do seu pai
 jura vingança ao seu tio, que além de assumir o trono desposou 
sua mãe, a Rainha. 

História de um príncipe, que seu pai, o rei, morreu. Quem se tornou rei foi o seu tio, que se casou com sua mãe (pois é né, tudo enrolado). Ele fica revoltado pois não se passa nem um mês, e a mãe dele já está com outro. Então... ele recebe a visitinha do espírito do pai, e depois disso ele vai querer vingança para o  pai, que ele descobre quem é que matou. Mas aí vem o dilema, ser ou não ser, ser uma pessoa violenta e resolver as coisas da pior forma, ou não ser isso, e resolver por conciliação, e saber conversar, sem ter que usar a força bruta e a violência.

 Este é um grande clássico, pois marcou foi lançado bem no fim da era medieval, iniciando a era moderna. William Shakespeare, foi um grande escritor, e o livro Hamlet tem várias edições lançadas, e a editora Farol lançou na forma de HQ (inclusive, é bem legal)... Eu achei bem legal, pois mudou bastante, não estou acostumado a ler HQs. Mas até que foi uma experiência bem legal. No início você não consegue distinguir quem é quem direito, mas depois você vai lendo e distingue pessoa por pessoa.
 É bem legal pois muda o conceito de leitura... E sabe, é um livro rápido, mas que é legal de ler. As falas tem uma escrita bem... legal! A escrita é bem formal, e é neste livro que tem uma das frases mais famosas da literatura:
 “Ser ou não ser, eis a questão”
Certamente, a frase mais famosa de toda a literatura. A obra em que ela aparece é considerada a mais importante e profunda de William Shakespeare: Hamlet constitui o constitui o grande marco artístico do início da modernidade. Nesta versão, recontada em HQ pelo roteiro de Bruno SR e pelos desenhos de Sam Hart, a história ganha uma essência. Leitura indispensável aos jovens de dimensão especial, sem perder a densidade e a todas as idades.
A obra se tornou universal pelos questionamentos que traz sobre várias 
questões morais, sociais, políticas, como a busca pelo poder, traição, 
intrigas, vingança, esta sobressaindo-se das demais.

   O célebre monólogo de Hamlet e o inesquecível questionamento "Ser ou não ser" é um elemento chave para entender os dilemas morais de cada uma das personagens

Tutora
Maria Rosa 
"(͡๏̯͡๏)

Nenhum comentário: