O
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no formato MONOGRAFIA é a apresentação
do(s) resultado(s) de pesquisa realizada (Relatório) por um aluno, sob a
orientação de um professor do conteúdo objeto do estudo e de um professor
especialista na estruturação técnica de trabalhos científicos.
O TCC é
requisito imprescindível para a integralização curricular. O trabalho tanto
pode resultar de pesquisas aplicadas (de campo, experimental, estudo de caso
etc.), como de uma pesquisa bibliográfica. Todavia, a estrutura do TCC, em
sendo monográfico, não apresentará variações no seu desenvolvimento. Em
conformidade com o Projeto Política Pedagógico do Curso Licenciatura Plena em
Letras Português, modalidade a distância, da Universidade Estadual do Piauí –
UESPI, a Coordenação do Curso definiu para o trabalho de conclusão de curso a
seguinte estrutura:
I PARTE EXTERNA
(elementos)
1.1
Capa (obrigatório)
1.2
Lombada (obrigatório)
2- ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
2.1
Folha de Rosto (obrigatório)
2.2
Ficha Catalográfica (obrigatório)
2.3 Folha de Aprovação (obrigatório)
2.4
Dedicatória (opcional)
2.5
Agradecimentos (opcional)
2.6 Epígrafe (opcional)
2.7 Resumo na Língua Vernácula (obrigatório)
2.8 Resumo
em Língua Estrangeira (obrigatório)
2.9
Lista de Ilustrações (opcional)
2.10
Lista de Tabelas (opcional)
2.11
Lista de Siglas e Abreviaturas (opcional)
2.12
Lista de Símbolos (opcional)
2.13
Sumário (obrigatório)
3- ELEMENTOS TEXTUAIS (obrigatórios)
3.12
Introdução
3.13
Desenvolvimento (diferenciado pelo tipo de pesquisa)
3.14
Conclusão
4- ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
4.12 Referências (obrigatório)
4.13
Glossário (opcional)
4.14 Apêndice (opcional
4.15 Anexo (opcional)
O
TCC requer muita dedicação e pesquisa, já que ele revelará o aproveitamento do aluno
no final do curso. Para que o resultado seja satisfatório, é preciso:
1-
Conversar constantemente com o orientador, não deixar para esclarecer dúvidas
só na última hora.
2-
Concentrar todo o esforço possível quando a criatividade estiver aflorando na
mente. Nem sempre conseguimos criar bons textos. Então, respire fundo, leia uma
revista, e depois volte para o que estava fazendo.
3-
Acatar cobranças do orientador e trace também as suas. Às vezes, o melhor apoio
vem em forma de cobrança.
4-
Tentar seguir o esboço traçado conforme o assunto escolhido e não deixar de
acrescentar uma ideia obtida de última hora, pois mais tarde você pode
precisar.
5-
Anotar todas as referências de livros, revistas, jornais e sites pesquisados, e
colocar um xis ao lado daquele que foi usado em algum trecho do trabalho.
Para
apresentação à Banca Examinadora:
1-
Prepare um material reduzido de todos os tópicos no qual você vai apresentar.
2-Tenha tranquilidade e confiança no que vai apresentar. Encontre uma forma de
memorizar pontos importantes do assunto, seja escrevendo, lendo, desenhando.
3-
Fale claramente e coloque os tópicos de maneira didática, sem delongas. O
importante é seguires a ordem que te faça lembrar algo a mais do que está
escrito ali.
O TCC possui um caráter diferente dos demais
trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas desenvolvidas ao longo do
curso. Deve ser constituído a partir de uma pesquisa
científica estruturada em torno de um objeto de estudo construído e delimitado
sobre um problema. Importante, também, estar
relacionado com a área de formação profissional de cada curso, definida nos
respectivos projetos pedagógicos.
São
objetivos do TCC:
I - propiciar ao acadêmico
oportunidade de demonstrar o grau das habilidades e
competências adquiridas;
II - aprofundar a pesquisa
científica, como meio para a resolução de problemas;
III - sistematizar o
conhecimento adquirido no decorrer do curso, tendo como base a articulação
entre teoria e prática;
IV - contribuir para o
aprofundamento de conhecimentos relacionados a aspectos da realidade social
e/ou do âmbito da ação profissional;
V - subsidiar o processo de
ensino, contribuindo para a retroalimentação dos conteúdos programáticos das
disciplinas que integram o currículo do curso;
VI - incentivar o estudo de
problemas locais, regionais e nacionais, buscando integrar conhecimento e
sociedade;
VII - abordar, de forma
crítica e reflexiva, o tema escolhido.
“Projetar quer dizer programar com detalhe a realização
de um desejo ou de um sonho.
É o
assunto que se deseja investigar. Pode surgir da curiosidade científica do
pesquisador, de uma dificuldade prática ou de um desafio teórico que se
apresenta. Independente de sua origem, o tema identifica o assunto sobre o qual
se deseja realizar a pesquisa especificando o que se pretende investigar sob um
ponto de vista espacial e temporal.
DELIMITAÇÃO DO TEMA / problema
A justificativa difere da revisão da bibliografia e, por esse motivo,
não apresenta citações de outros autores. Distingue-se, também, da teoria de
base, que vai servir de elemento unificador entre o concreto da pesquisa e o
conhecimento teórico da ciência no qual se insere. Portanto, quando se trata de
analisar as razões de ordem teórica ou de referir ao estágio do desenvolvimento
da teoria, não se pretende explicar o referencial teórico que se irá adotar,
mas apenas ressaltar a importância da pesquisa no campo da teoria.
Descrição dos elementos da monografia
b) LOMBADA→ Parte da capa que reúne as margens internas das folhas.
c) FOLHA DE APROVAÇÃO → Elemento inserido logo após a folha de rosto. Contém as seguintes informações:
Livros, Teses e Eventos:
Dissertações e Teses - Referenciam-se da seguinte maneira:
Capítulo de livro
Atenção: O título da obra que deve ser ressaltado (negritado) é
aquele no qual o capítulo ou parte citada está incluído.
Trabalhos apresentados em Eventos
Artigos de publicações periódicas: Referencia-se assim:
Artigo de jornal: Sua referência compõe-se de:
Maria Rosa
Orientadora e Tutora -TCC
Pesquisa Científica é a
realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o
que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é
descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico.
A pesquisa sempre parte de
um problema, de urna interrogação, uma situação para a qual o repertório de
conhecimento disponível não gera resposta adequada.
Para elaboração de projeto
de pesquisa é necessário seguir a NBR 15287 - Associação de Normas Técnicas
(ABNT).
O objetivo do documento é
estabelecer normas de apresentação de trabalhos acadêmicos. As prescrições se
fundamentaram nas normas:
NBR 6023:2002 (Referências),
NBR 6024:2003 (Numeração
progressiva das seções de um documento escrito),
NBR 6027:2003 ( Sumário),
NBR 6028 – (Resumo)
NBR 6034: 2004 (índice),
NBR:10520:2002 (Citações em
documentos),
NBR 12225:2004 (Lombada) e
IBGE: 1993 (Norma de apresentação tabular).
Em geral esta normatização
define os principais termos que envolvem um projeto de pesquisa, sua estrutura
e regras de apresentação.
“Projetar quer dizer programar com detalhe a realização
de um desejo ou de um sonho.
TEMA
Deve expor o pensamento de vários autores sobre o assunto.
O tema é o objeto de estudo.
Por exemplo: Produção de Textos em Língua Portuguesa
O tema sempre requer uma delimitação dele.DELIMITAÇÃO DO TEMA / problema
O que pesquisar? Essa etapa responde a essa
questão
PROBLEMA (O
quê?)
A formulação do problema
prende-se ao tema proposto; ela esclarece a dificuldade com a qual se defronta
e que pretende resolver por intermédio da pesquisa, conforme Gil (2010). Para
ser cientificamente válido, um problema deve passar pelo crivo das seguintes
questões:
a) pode o problema ser
enunciado em forma de pergunta?
b) corresponde a interesses
pessoais, sociais e científicas, ou seja, de conteúdo e de metodologia? Esses
interesses estão harmonizados?
c) Constitui-se o problema
em questão científica, ou melhor, relacionam-se entre si pelo menos duas
variáveis?
d) Pode ser objeto de
investigação sistemática, controlada e crítica?
HIPÓTESES
(Prováveis
respostas)
As hipóteses são respostas
prováveis do problema. Elas servem Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos
21 para orientar a pesquisa, pois, na medida em que se avança na investigação,
procura-se elementos para corroborá-las ou refutá-las. As hipóteses apresentam
variáveis que são postas em relação, visando descobrir a influência que esses
fatores têm entre si para solucionar o problema.
OBJETIVOS
(Para quê? Para quem?)
Esclarecem o que se deseja alcançar com a pesquisa. Os objetivos são
redigidos numa única frase, começando com um verbo que sugere uma ação (identificar,
caracterizar, analisar, comparar, relacionar, etc...).
Objetivo
geral: está ligado a uma visão global e abrangente do tema.
Relaciona-se
com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das
ideias
estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação do trabalho proposto.
Exemplo:
conhecer os fatores que levam a produzir bons textos em língua portuguesa.
Objetivos
específicos: Apresentam caráter mais
concreto. Têm função intermediária e instrumental, de um lado, atingir o
objetivo geral, e de outro, aplicar este a situações particulares. Exemplo:
conhecer que ações podem ser desenvolvidas para uma efetiva aprendizagem de
produção escrita em língua portuguesa.
ALGUNS VERBOS NO INFINITIVO PARA CRIAR OBJETIVOS:
Apontar, arrolar, definir,
inscrever, enunciar, registrar, relatar, repetir,
sublinhar e nomear.
Descrever, esclarecer,
examinar, expressar, explicar, identificar,
localizar, traduzir e
transcrever.
Aplicar, demonstrar,
empregar, ilustrar, interpretar, inventariar,
manipular, praticar, traçar e usar
Aplicar, demonstrar,
empregar, ilustrar, interpretar, inventariar,
manipular, praticar, traçar e usar.
manipular, praticar, traçar e usar.
JUSTIFICATIVA
(Por que fazer esta pesquisa?
Fazer a justificativa é dar respostas a essa interrogação
Fazer a justificativa é dar respostas a essa interrogação
É o
único item do projeto de pesquisa que apresenta respostas à questão por quê? De
grande importância, geralmente é o elemento que contribui mais diretamente na
aceitação da pesquisa pela(s) pessoa(s) ou entidade(s) interessada(s).
Consiste
em uma exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos
motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. Deve
enfatizar:
a)
As contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer;
b)
Importância do tema do ponto de vista geral;
c)
Relevância do tema para os casos particulares em questão;
d)
Possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abrangida pelo
tema
proposto.
REFERENCIAL
TEÓRICO
De
suma importância, é a parte do projeto de pesquisa que apresenta a revisão das
principais obras (livros, artigos de revistas especializadas, teses,
dissertações) que tratam do assunto de pesquisa. A revisão bibliográfica
destaca, através de citações diretas ou indiretas, 22 Normas para apresentação
de trabalhos acadêmicos as passagens escritas de outros autores com o objetivo
de fazer uma reconstrução dos principais argumentos sobre o tema. Visa
salientar as ideias já formuladas, compará-las com as de outros autores,
mostrar as contradições, reafirmar comportamentos ou interpretações, apontar as
debilidades e qualidades dos argumentos, caracterizar o modo como a pesquisa
que está sendo planejada irá se diferenciar, assemelhar ou contribuir para o
avanço do conhecimento.
REFERÊNCIAS
Consiste
numa listagem alfabética de elementos descritivos (bibliografia, mapas, meio
eletrônico, documentos sonoros, partituras, documento tridimensional, maquetes,
esculturas) utilizados para a elaboração do trabalho, conforme a ABNT
O projeto é o guia, é o mapa do pesquisador durante seu percurso de navegação investigativa.
Entretanto, ele não poderá se prender rigorosamente às etapas previstas no projeto de
modo a não mexer ou mudar o planejado, se necessário for,
quando da sua execução.
Descrição dos elementos da monografia
I –
PARTE EXTERNA
a) CAPA - Invólucro, proteção do trabalho, a qual deve ser em cor preta para todos os cursos. Apresenta informações que situam o leitor. Os elementos são apresentados na seguinte ordem
a ) NOME DA INSTITUIÇÃO à qual o
trabalho está vinculado.
b) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) – Pessoa(s)
física(s) responsável(is) pela criação intelectual e estruturação técnica do trabalho.
c) TÍTULO - Expressão, palavra ou frase nominal que designa o trabalho
ou reporta ao objetivo do estudo.
d) SUBTÍTULO (se necessário) – Expressão ou
frase que completa ou esclarece melhor sobre o conteúdo do trabalho, virá
seguido do título, após dois pontos e iniciado com letra minúscula, salvo se a
primeira palavra for nome próprio.
e) LOCAL – Município onde está localizada a instituição à qual o
trabalho está vinculado.
f) ANO – Ano de depósito (entrega oficial) do trabalho.
b) LOMBADA→ Parte da capa que reúne as margens internas das folhas.
É também denominada dorso. Deve apresentar, impressos no
mesmo sentido da
lombada, os seguintes elementos:
a) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) – Responsável(is) pelo trabalho
b) TÍTULO e subtítulo (se houver)
c) IDENTIFICAÇÃO ALFANUMÉRICA – Do volume, do fascículo (se
houver) e o ano.
II
PARTE INTERNA
a) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
(informações que
facilitam a identificação e utilização do trabalho)
●
NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) – Responsável(is) pelo trabalho.
● TÍTULO – Denominação que define o trabalho.
● SUBTÍTULO (se houver) – complementação do
título.
● NATUREZA DO TRABALHO - Parágrafo único, informando: o tipo de trabalho, o seu objetivo, o nome da
instituição à qual o trabalho está vinculado e a área/tema
do trabalho, seguido do nome completo do
orientador precedido do seu mais alto
título acadêmico.
●
LOCAL – Cidade onde está localizada a instituição à qual o trabalho está
vinculado.
●
ANO – Ano de depósito (entrega oficial) do trabalho.
b)
FICHA CATALOGRÁFICA → (verso da Folha de Rosto) Deve conter os dados
de catalogação da publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo
Americano vigente. Deve apresentar:
de catalogação da publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo
Americano vigente. Deve apresentar:
●
TÍTULO E SUBTÍTULO (se houver)
● LOCAL ●
ANO ●
NÚMERO DE FOLHAS
●
TIPO E NÍVEL DO TRABALHO
●
NOME DA INSTITUIÇÃO (à qual o trabalho está vinculado)
●
NOME DO ORIENTADOR (de conteúdo)
● PALAVRAS-CHAVE – palavras que representam o conteúdo do trabalho, escolhidas de forma a se conhecer o teor do mesmo. Mínimo
de três e máximo de cinco palavras separadas por ponto.
● NOME(S) DO(S) AUTOR(ES)
●
TÍTULO E SUBTÍTULO (se houver)
● LOCAL
●
ANO
●
NÚMERO DE FOLHAS
●
TIPO E NÍVEL DO TRABALHO
●
NOME DA INSTITUIÇÃO (à qual o trabalho está vinculado)
●
NOME DO ORIENTADOR (de conteúdo)
c) FOLHA DE APROVAÇÃO → Elemento inserido logo após a folha de rosto. Contém as seguintes informações:
● NOME(S) DO(S) AUTOR(ES);
● TÍTULO E SUBTÍTULO (se houver);
● NATUREZA DO TRABALHO – Parágrafo
informando: o tipo de trabalho; o seu objetivo; o nome da instituição à
qual o trabalho está vinculado; área/tema do trabalho;
● DATA DA DEFESA;
● NOME, TITULAÇÃO E ESPAÇO PARA A ASSINATURA
DE CADA COMPONENTE
DA BANCA EXAMINADORA, a qual deve
ser obrigatória para a entrega
definitiva do trabalho à biblioteca..
● NÚMERO DE FOLHAS
● TIPO E NÍVEL DO TRABALHO
● NOME DA INSTITUIÇÃO (à qual o trabalho
está vinculado)
● NOME DO ORIENTADOR (de conteúdo)
● ANO – Ano de depósito (entrega oficial)
do trabalho
d) DEDICATÓRIA → Item sem título.
O autor dedica seu trabalho a pessoas de sua mais alta consideração.
e) AGRADECIMENTOS → O autor
agradece às pessoas e/ou instituições que
dispensaram contribuições relevantes para a realização do trabalho.
g)
RESUMO NA LÍNGUA VERNÁCULA → Redigido num único parágrafo, no passado,
contendo, entre 150 e 500 palavras. Deve evidenciar o tema, o objetivo do
estudo, o tipo de pesquisa, a fundamentação e as conclusões alcançadas. ● Ao
final do Resumo deve-se acrescentar os descritores (palavras-chave) de 3 a 5,
antecedidos da expressão “PALAVRAS-CHAVE”, separadas por ponto e findando com
ponto.
h)
RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (Inglês ou espanhol) → Versão do resumo (feito na
língua vernácula) para uma língua estrangeira, seguido dos descritores na mesma
língua do resumo.
i)
LISTA DE ILUSTRAÇÕES → Lista das ilustrações do texto (desenhos, fotografia,
gráficos, mapas etc.), na ordem em que aparecem no texto. Cada item deve ser
designado pelo seu nome específico, seguido da indicação da página em que se
encontra.
j)
LISTA DE TABELAS → Lista das tabelas, na ordem em que aparecem no texto. Cada
tabela deve ser designada pelo seu nome específico, com indicação da página em
que se encontra.
l)
LISTA DE SIGAS E ABREVIATURAS → Relação, em ordem alfabética, das siglas e
abreviaturas utilizadas no texto, seguidas dos respectivos significados
(grafados por extenso).
m) LISTA DE SÍMBOLOS → Lista dos símbolos
(letras, desenhos etc.) utilizados no texto, apresentados na ordem/sequência em
que aparecem no trabalho, acompanhados dos respectivos significados.
b) ELEMENTOS TEXTUAIS
a) INTRODUÇÃO → Na Introdução deve-se retomar os elementos do Projeto: tema,
problema, objetivos, hipóteses mais importantes, tipo de pesquisa, metodologia,
justificativa (importância do estudo), além de outros elementos que possam
melhor situar o trabalho. Deve ser elaborada em forma de texto argumentativo
com os verbos no futuro. Na introdução, não usar citações.
b) DESENVOLVIMENTO →
Detalhamento da pesquisa/estudo realizada. Pode apresentar-se de duas formas
conforme o tipo de pesquisa realizada.
● O
desenvolvimento do trabalho decorrente de pesquisa bibliográfica é constituído
de itens e subitens que variam em função da abordagem do tema/assunto.
● O
desenvolvimento do trabalho decorrente de pesquisa aplicada (experimental, de
campo etc.) apresenta: referencial teórico, metodologia (procedimentos éticos,
métodos da pesquisa, participantes/sujeitos do estudo), dados coletados,
organização, análise e discussão dos dados.
c) CONCLUSÃO → Apresentação dos resultados alcançados no estudo, em conformidade
com os objetivos propostos. Confirmação ou não das principais hipóteses,
prováveis soluções e respostas para a problemática apresentada no projeto de
pesquisa, assim como a possibilidade de continuação do trabalho em outros
momentos/cursos de pós-graduação etc.
c)
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
a)
REFERÊNCIAS → Listagem de todas as fontes consultadas para a realização
(fundamentação) do trabalho (NBR 6023).
b)
GLOSSÁRIO → Listagem (em ordem alfabética) de expressões técnicas e/ou palavras
de uso restrito ou de sentido não compreensíveis usadas no texto, com o
respectivo significado.
c)
APÊNDICE → Texto/documento abordado pelo autor do trabalho para complementar as
informações do texto sem prejudicar a unidade nuclear do trabalho
d)
ANEXO → Texto//documento NÃO elaborado pelo autor do trabalho, que serve como
comprovação, fundamentação ou ilustração das ideias constantes no texto.
"Todo
o texto deve ser elaborado de forma impessoal (ao invés de eu verifiquei
usa-se
verificou-se), ou com o uso da 1ª pessoa do plural"
Estilo do Texto
*
IMPESSOALIDADE: a
linguagem utilizada deve ser impessoal. Redigido na terceira pessoa. Expressões
preferíveis: “este
trabalho”,
“esta
pesquisa”,
“o
presente estudo”
etc.
*
OBJETIVIDADE: o
texto deve ser escrito em linguagem direta, evitando-se que a sequência seja desviada com
considerações irrelevantes. A argumentação deve apoiar-se em dados e não em
considerações e opiniões pessoais.
*
CLAREZA: As
ideias devem ser apresentadas sem ambiguidade. Deve-se utilizar vocabulário
adequado, sem verbosidades, sem expressões de duplo sentido e evitar palavras
supérfluas ou prolixidades.
*
PRECISÃO:
traduzir com exatidão o que se quer transmitir, em especial no que se refere a
registros de observações, medições e análises.
*
COERÊNCIA:
cada parágrafo deve referir-se a um único assunto e iniciar-se de preferência
com uma frase que contenha a ideia-núcleo do parágrafo – o
tópico frasal.
*
CONCISÃO:
evitar períodos longos, abrangentes com várias orações subordinadas, pois podem
dificultar a compreensão e tornam a leitura pesada.etc.
*
SIMPLICIDADE:
devem ser utilizadas apenas as palavras necessárias. O uso de sinônimo pelo
simples prazer da variedade deve ser evitado.
Formato
(tipo de papel, tamanho de fonte, margens)
Formato
A4 (21,0 x 29,7 cm);
Texto cor preta;
Fonte tamanho 12, em negrito, para os títulos
e subtítulos;
Fonte:
Arial ou Times New Roman;
Fonte tamanho 12 para o texto;
Fonte tamanho 10 para citação longa, nota de
rodapé e paginação;
Fonte tamanho 10, em negrito, para legendas de
figuras e tabelas;
Citação
longa (+ 3 linhas) com recuo de 4 cm;
Espacejamento
Espaço 1,5 – em todo o
texto;
Dois espaços de 1,5 -
separando cada título e subtítulos do texto que os precede e os
que sucedem;
Espaço simples para -
citação longa, nota de rodapé, referências, legendas.
Um espaço simples - entre
uma referência e outra.
A monografia deve ser
editada no formato A4 (21,0 x 29,7 cm).
Margens: a margem superior e
a margem a esquerda devem ser de 3 cm;
direita e inferior de 2 cm.
PAGINAÇÃO:
- As
folhas do trabalho devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos.
A contagem será feita a partir da folha de rosto. A numeração, no entanto, deve
aparecer somente a partir da primeira folha textual (introdução) e sendo
consecutiva até o final do trabalho.
- De
acordo com a NBR 14724 o número da página deve aparecer no canto superior
direito da folha, a 2cm da borda superior. (ABNT, 2005, p.8),
CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Citação direta
É quando transcrevemos o
texto utilizando as próprias palavras do autor. A transcrição literal
virá entre “aspas”. ( É cópia fiel de um fragmento. Nesse caso, é preciso constar o sobrenome do autor, o ano da publicação, a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada)
No
texto:
Segundo Russel (1994, v.1, p. 44): “[...] atualmente, a
maior parte do mundo científico emprega a versão chamada unidades SI.”
Segundo Vieira (1998, p.5) o valor da informação está
“diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a
atingirem as metas da organização”
Na
lista de referências:
RUSSEL, John Blair. Química geral. Tradução e revisão
técnica de Márcia Guekezian et al. 2.
ed. São Paulo: Makron Books, 1994. 2 v.
Citação indireta
É a reprodução de ideias do
autor. É uma citação livre, usando as suas palavras para dizer o
mesmo que o autor disse no
texto. Contudo, a ideia expressa continua sendo de autoria do autor que você consultou, por isso
é necessário citar a fonte: dar crédito ao autor da ideia.
O valor da informação está relacionado com o poder de
ajuda aos tomadores de decisões a atingirem os objetivos da empresa (VIEIRA,
1998).
De acordo com Eco (1989, p. 57), rigorosamente, um livro
deveria ser citado sempre a partir do original
Citação de citação
É a menção de um documento
ao qual você não teve acesso, mas que tomou conhecimento por citação em outro trabalho.
Usamos a expressão latina apud (“citado por”) para indicar a obra de onde foi retirada a
citação. Sobrenome (ES) do Autor Original (apud Sobrenome dos
Autores da obra que
retiramos a citação, ano de publicação da qual retiramos a citação). É uma citação indireta.
Porter (apud CARVALHO e
SOUZA, 1999, p.74) considera que “a vantagem competitiva surge fundamentalmente
do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa
o custo de fabricação pelas empresas”.
“Um ensino gramaticalista
abafa justamente os talentos naturais, incute insegurança na linguagem, gera
aversão ao estudo do idioma [...]” (LUFT, 1994, p. 23-25, apud BAGNO, 2004, p.
63)..
Referência é
conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um
documento, que
permite a sua identificação individual.
(NBR 6023, 2002,)
Livros, Teses e Eventos:
* Publicações Avulsas no Todo
Dentre elas, destacam-se: os
livros e folhetos, dissertações e teses,
congressos, conferências, encontros
etc.
AUTOR. Título: subtítulo.
Edição. Local (cidade) de publicação: Editora,
data. Número de páginas ou
volumes.
(nome e número da série).
BASTOS; Lília da Rocha; PAIXÃO, Lyra; FERNANDES, Lucia Monteiro.
Manual para a elaboração de
projetos e relatórios de pesquisas, teses e
dissertações. 3. ed. Rio de Janeiro : Zahar, 1982. 117 p.
Dissertações e Teses - Referenciam-se da seguinte maneira:
AUTOR. Título:
subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes.
Categoria (grau e
área de concentração) - Instituição, local.
RIBEIRO, Ana Clara Torres. Rio-metrópole: a produção social da
imagem urbana. 1988. 2 v. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Capítulo de livro
AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título:
subtítulo do livro.
Número de edição. Local de publicação (cidade): Editora,
data. Indicação de volume, capítulo
ou páginas inicial-final da parte.
PIQUET,
Rosélia P. da S. A avaliação de projetos como um novo campo de pesquisa. In:
LAVINAS, Lena; CARLEIAL, Liana Maria da Frota; NABUCO, Maria Regina
(Org.). Reestruturação
do espaço urbano e regional no Brasil. São Paulo: ANPUR/HUCITEC, 1993.
p. 97-108.
Trabalhos apresentados em Eventos
AUTOR DO TRABALHO. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, n.º,
ano, local de realização.
Título da publicação: subtítulo. Local da publicação:
Editora, data.
Páginas inicial e final do trabalho.
SANTOS, Milton. Involução, metropolização e economia, segmentada:
o caso de São Paulo. In: SEMINÁRIO METROPOLIZAÇÃO E REDE URBANA: Perspectivas
dos anos 90, 1990, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 1990.
p.12-45.
Artigos de publicações periódicas: Referencia-se assim:
AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação
(cidade), n.º
do volume, n.º do fascículo, páginas inicial-final, mês
(abreviado), ano.
CARDOSO, Adauto Lucio.
Visões da natureza no processo de constituição do urbanismo moderno. Cadernos
IPPUR/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 119-150, jan./jul. 2000.
Atenção:
Os meses dos anos devem ser
abreviados. Os títulos dos periódicos também podem ser abreviados. Em caso de
interesse, adotar a norma ABNT – NBR 6032/1989 – Abreviação e Títulos de
Periódicos e publicações Seriadas.
Artigo de jornal: Sua referência compõe-se de:
AUTOR. Título do artigo.
Título do Jornal, Local, dia, mês, ano. Número ou título do
caderno, seção ou
suplemento, páginas inicial-final.
GONDIM, Abnor. Brindeiro
manda investigar Guskow: Procurador-Geral nega relacionamento e afasta
subprocurador da Comissão do Consumidor por favorecer acusados em golpe. Jornal
do Brasil, Rio de Janeiro,
26 jan. 2001. Brasil, p. 3
Maria Rosa
Orientadora e Tutora -TCC
2 comentários:
FABIO
fabiogatinhodolitoral@hotmail.com
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